segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Uma tarefa difícil com grande recompensa...





Sabe aqueles momentos onde você pensa que tudo vai dar errado e de repente, dá errado (rsrs)
Mas aí você olha pro lado e vê que existem pessoas dispostas a te ajudar e que dão mão em troca de nada, sem mesmo conhecer você direito ou mesmo saber seu nome...

Sei que é uma situação bem específica essa, mas vou explicar.

No último mês eu realizei um OASIS.

Eu já havia participado de alguns, mas nunca organizando ele sozinho, como facilitador e focalizador.
A comunidade que recebeu o OASIS foi a do Jardim São Manoel, aqui em Santos (SP). è um bairro bem afastado do centro da cidade e ele fica isolado entre uma área de zoneamento industrial e uma área de mangue.
O bairro conta com 8 mil pessoas. É um bairro bem antigo na cidade, porém muito esquecido também, ele conta somente com uma associação de moradores e uma clínica do município (que não atende pronto socorro!) e para ter uma idéia eles não tem nem uma farmácia.



Bom, eu trabalho em uma universidade aqui na cidade (YES! pessoas para me ajudar), e isso ajudou muito a começar esse projeto no Jardim São Manuel.
O primeiro passo foi conhecer algum líder local, uma pessoa de referência dentro da comunidade, que me apresentasse outras pessoas e essas me apresentassem outras...
Esse líder é o presidente da associação de melhoramentos do bairro, popularmente conhecido como DIDI.
Uma pessoa super do bem que logo na primeira vez que falei com ele, me sentí a vontade de trabalhar alí.
A idéia era chegar lá apresentar a proposta e realizar o OASIS em 30 dias.
A primeira coisa que fiz foi pedir ao Didi que me apresnetasse algumas pessoas que participavam mais ativamente no dia a dia da comunidade. Dentre essas pessoas encontrei alguns conhecidos inclusive (isso foi muito bom e uma surpresa excelênte).
Bom, conhecendo essas pessoas meu segundo passo foi chamar alguns amigos para me ajudar (pessoas da faculdade e minha família rsrs)
Levei eles na comunidade e fiz todos andarem por lá para conhecer o todo. nós saímos perguntando para as pessoas sobre o bairro, o cotidiano, os afazeres....
Aqui tivemos uma grande dificuldade, pois este mês foi justamente mês de campanha eleitoral. todas as casas que entrávamos as pessoas perguntavam se éramos de algum partido político hahahaha;
Demorava um tempinho para explicar o que estávamos fazendo alí. O combinado era conhecermos a comunidade, seus talentos e recursos.
Então nós (êba! agora não mais só "eu") começamos a perguntar qual era o sonho delas para o São Manoel.
Eu particularmente adoro essa parte, a reação das pessoas é fantástica... Muitos não sabem o que responder. Quando perguntamos qual o "problema" delas a resposta vêm no ato... mas quando perguntamos sobre "sonhos" tudo muda. Acho que a partir desse momento nos tornamos parte da comunidade, começamos a entender o que realmente é aquele monte de concreto, madeira e terra. Vemos que alí existem pessoas e que elas têm SONHOS!.

Todos os moradores foram convidados em outro final de semana para participarem de uma reunião (Um café comunitário). Esse café aconteceu na sede de melhoramentos do bairro, num dia super frio e chuvoso.



Nesse dia demos o primeiro passo com a comunidade para realizar o sonho da comunidade do São Manoel.
aqui está outra etapa que eu adoro também. Aqui começamos a comprometer as pessoas com o sonho que elas têm.
Ah! lembra no começo quando falei das pessoas que te ajudam sem pedir nada... aqui começa essa história. Várias pessoas da Universidade apareceram nesse dia para dar uma força na organização, foi muito bom mesmo.
Nesse dia colocamos a comunidade para expressar seus sonhos e construir um sonho coletivo. Coletamos diversos sonhos e identificamos um sonho em comum: A reforma da praça Euzébio Rocha no Bairro.
tá nesse dia fui chamado de "doido" algumas vezes (no bom sentido) logo depois que anunciei que iríamos realizar esse sonho uma semana depois daquele encontro... e o melhor em 48 horas!
Nesse dia os moradores começaram um movimento de arrecadação de recursos para esse sonho ser realizado :)

O que me deixa mais feliz nesse café comunitário é sempre saber que um sonho que se sonha sozinho é só um sonho... um sonho que se sonha em conjunto é realidade, então sempre depois do café saio com um alívio de que agora tudo vai andar. Nessa parte perco meu medo de desapontar a comunidade, pois aqui eles estão empoderados, e irão fazer tudo acontecer, mesmo se eu desaparecer!

Foi uma semana de muita correria (recurso, transporte, comida para os dois dias de trabalho...).
eu ficava que nem louco olhando a previsão do tempo (AHGR poderia se chamar acertação do tempo e não "previsão") e sempre estava para chuva no final de semana.
lembra quando eu disse que parece que vai dar errado e dá... pois é isso aconteceu no domingo rsrs.
Bom no sábado foi tudo ótimo. Além de não chober tivemos a participação de mais de 200 pessoas ajudando na recuperação da praça.
O dia foi de muito trabalho, mas foi ótimo... já no domingo CHOVEU!
Não era uma chuvinha não... era daquelas tipo dilúvio da bíblia! logo na parte da manhã!
As pessoas começaram a me ligar desesperadas perguntando se ia ter atividade... bom eu não exitava, dizia CLARO QUE SIM! Alguns não botaram fé rsrsrs, e eu sentia medo de ninguem aparecer para terminar o trabalho...
Bom o resultado foi que chegamos em torno de 5-7 pessoas na praça pela manhã (claro que não havia ninguém) e começamos o trabalho.
Para não me delongar aqui, eu gostaria que vocês vissem um vídeo que vai exemplificar exatamente o que aconteceu nesse dia... assistam:




FOI SENSACIONAL!!! depois de uns 30 minutos dos 07 doidos trabalhando na praça, começou aparecer gente de nem sei aonde! hahaha
Conclusão, estávamos fazendo uma escavação para acertar o terreno para fazer uma quadra de vôlei na praça e faltou ferramenta para todo mundo ajudar!
As crianças foram as mais incríveis hehehe queria ajudar de qualquer jeito. Aqui foi meu grande aprendizado, auqi eu me sentí vivo, sentí que existem pessoas no mundo que querem fazer acontecer, que querem mudar o mundo como eu e estão dispostas a encarar uma baita chuva por isso.

Confesso que foi extremamente exaustivo, houve momentos eu que eu achei que não conseguiria manter a calma com todos a minha volta... mas nunca desacreditei que o sonho não seria realizado. E sabe qual era meu sonho nisso tudo? Fazer a comunidade perceber que eles são a mudança. Devido a um evento trágico logo no dia seguinte (segunda) eu percebí que isso aconteceu... mas antes de continuar olhem as fotos da praça e de todo processo!



Essas fotos aí de cima são de tudo o que eu falei...
Agora, na segunda feira logo após celebrarmos a conquista do sonho, um caminhão foi retirar uma quantidade grande de lixo que havia ficado na praça devido a limpeza do manguezal alí perto.... o problema é que o caminhão passou por cima de algumas coisas que haviamos feito um dia antes (O.o)

OOOOPPPPS!

O Didi da comunidade me ligou desesperado, falando do ocorrido na terça feira após o incidente... A minha supresa foi ele falar: "Aconteceu assim, mas oh! nós já conversamos aqui e vamos arrumar tudo! vamos falar com a empresa do lixo e já conversamos com o pessoal da TV para vir aqui filmar, porque não vamos deixar a praça assim não!".
No primeiro momento fiquei meio assustado haha e até recebí comentários de outras pessoas querendo que eu fosse e brigasse com a empresa... Mas eu percebí que tudo já tinha sido feito pelos próprios moradores do bairro... incrível! Eles se empossaram da praça, eles querem cuidar dela agora...

Pude respirar um pouco melhor depois dessa reflexão.... simplesmente aconteceu. Agora eles estão mudando o mundo deles. Um grupo de alunos está montando um jornal comunitário no São Manoel, um professor da universidade vai começar um projto de reciclagem de lixo, outra professora um projeto de educação ambiental... mas o mais importante de tudo é que a comunidade agora sabe sonhar, realizar e o melhor... cuidar e defender suas realizações...

Desse processo todo descobrí que sou uma criança. Ainda tenho muito que aprender e viver para conseguir mudar tudo o que eu quero. Por isso estou aqui, por isso escreví, por isso voltei ao caminho do guerreiro...

Eu digo HEY!

Um comentário:

  1. De Indira:
    Oii herb, em 1º lugar, espero q vc nao tenha ído embora-ainda quero te ver; em 2º, acabo de conhecer e ler seu blog; em 3º, a notícia de que vc, o grupo Ânima e mais os voluntários e moradores estão de PARABÉNS - letras maiúsculas. Não somente pela organização, mas pelo o que vocês ajudaram a plantar e o que parece, o objetivo, a Comunidade aprendeu bem: desejar pra realizar!
    Olha, é sério, vc sabe q qdo me sensibilizo,choro.E esta equipe conseguiu me sensibilizar.
    As fotos estão ótimas, também digo que o vídeo só de assistir dá arrepios.
    Foi lindíssimo o trabalho.

    ResponderExcluir